


II Edição - 2025
As culturas e nossos patrimônios populares avivam o ser, reinventam mundos e maneiras de viver. Por isso, é preciso estar sempre com os ouvidos abertos aos mestres e mestras de nossas tradições que, com suas foliosas ciências, podem nos ajudar a entender as nossas mais profundas brasilidades.
Está chegando a 2º Edição do projeto Brasilidades - As Ciências Populares - convidando toda a comunidade do DF para vivenciar a ciência, os mistérios e o conhecimento da cultura popular por meio de aulas-espetáculos. Buscando trazer, para o público cerratense, brincantes, pensadorxs e mestrxs das mais diversas tradições dos nossos Brasis, com o objetivo de romper o quebranto e gerar novas possibilidades de imaginação para a recriação de um país mais diversificado e besuntado na encantaria.
Esses encontros acontecerão dentro do terreiro do Fuá de Seu Estrelo e contará com a participação e apresentação dos Patrimônios Culturais Imateriais do DF, além da visita de escolas públicas de toda Brasília ao Centro Tradicional de Invenção Cultural, sede e escola do grupo.
“A educação nos ensina a nossa sina, o que nascemos para ser. Os patrimônios culturais não deixam a gente perder o que já somos. Juntar os dois é fundamental pra que a gente não se perca do que a gente é e construa pontes para o que a gente quer vir á ser.” Mestre Tico Magalhães
Este projeto é uma realização do Instituto Tradicional de Invenção Cultural, sede e escola do grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro e conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura FAC - SECEC-DF.




Transparência



I Edição - 2024
As culturas populares recriam mundos e maneiras de ser. Adentrar em seus mistérios e suas ciências podem nos ajudar a vivenciar e entender as nossas mais profundas brasilidades.
Assim, o Projeto Brasilidades - As Ciências Populares - convidou toda a comunidade do DF para vivenciar a ciência e o conhecimento sobre a cultura popular por meio de aulas-espetáculo. Buscando trazer para o público cerratense brincantes, pensadorxs e mestrxs das mais diversas ciências de nossas tradições brasileiras, com o objetivo de gerar novas possibilidades de pensamentos e ações populares revolucionárias.
Todos esses encontros aconteceram dentro do terreiro do Grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro, Patrimônio Cultural Imaterial do DF. O projeto também abarcou a visita de escolas públicas para vivenciar a brincadeira no Centro Tradicional de Invenção Cultural, sede do grupo.
Este projeto foi uma realização do Centro Tradicional de Invenção Cultural, Grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro, Instituto Rosa dos Ventos e Odoyá Produções e possui fomento do Ministério da Cultura.










