Conterrâneos Novos de Guerra é um projeto realizado pelo grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro. Uma cultural declaração apaixonada ao Distrito Federal, feita a partir dos olhos do cineasta candango Vladimir Carvalho e da poetica cerratense de TT Catalão. Um projeto multicultural que propõe a união do cinema, da poesia, das artes visuais, do teatro e da música, transformando o Museu Nacional da República num grande palco para uma celebração Brasiliense!
Entre utopias e topadas, Brasília carrega a contradição, uma provocação, um invento que invade o monumento. Uma maquete massetada. Uma cidade repleta de Brasis que, por modo de suas culturas fresteiras, vem mostrando a sua comunidade e ao país o quanto de possibilidades artísticas podem brotar do planalto central, dentro de um Distrito Federal.
Hamilton de Holanda, Ellen Oléria, Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro, Anna Moura, Kirá, Orquestra Alada Trovão da Mata e DJ Flávia Aguiar são os Conterrâneos Novos de Guerra convidades para abrilhantar essa festança. Grupos e artistas brasilienses de diferentes gerações. Juntos, esses guerreiros culturais estão construindo e fortalecendo o cenário cultural do DF, fazendo deste evento uma trincheira, uma verdadeira celebração da diversidade e da inventividade que permeiam nossa cidade.
Este projeto foi realizado com recursos da Lei de Incentivo à Cultura do Distrito Federal. Patrocinado pela NeoEnergia Brasília, uma iniciativa do Instituto NeoEnergia. Apoio Museu Nacional da República. Realização Centro Tradicional de Invenção Cultural, SECEC-DF e GDF.