top of page

V Festival Brasileiro de Teatro de Terreiro - Teatros de roçado, de aldeia, comunitário, de quintal, de palco, de circo, de chão festeiro – todos juntos na sede do Fuá de Seu Estrelo!

Um festival voltado às feituras dramatúrgicas do povo brasileiro! Teatros onde o sagrado se fantasia de profano e o profano se mascareia de sagrado, para dar continuidade a essa arte milenar e ancestral!

A programação do V FBTT foi repleta de apresentações, locais e nacionais, com grupos e artistas que são referência dentro dessa feitura fantasiosa, foliosa e sonhosa chamada Teatro.

Além das conhecidas e tradicionais Rodas do Teatro de Seu Estrelo, a 5º edição de nosso Festival contou com uma diversidade de espetáculos: Grupo Grial (PE), Mestre de Reisado Zé Nilton do Cariri (CE), Grupo Lume (SP), Odília Nunes (PE), Mamulengo do Recanto Cultural de Mestre Manoelzinho Salustiano (PE), além dos grupos locais do DF: Boi de Seu Teodoro, Mamulengo Fuzuê e Orquestra Alada Trovão da Mata.

Além disso, duas rodas de conversa com Maria Paula Costa Rêgo, do Grupo Grial (PE) junto com Tico Magalhães, Mestre do Fuá de Seu Estrelo (DF) e o ator e diretor teatral Eduardo Vaccari (RJ) junto com o brincante candango Rafa Pops (DF).

Viva o teatro popular – esse que nos revela quem somos! Viva a fantástica dos sonhos! 

Este projeto foi uma realização do Instituto Tradicional de Invenção Cultural, sede e escola do Fuá de Seu Estrelo e conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultural e Economia Criativa do Distrito Federal.

passarin 2_4x.png

O Festival Brasileiro de Teatro de Terreiro, tem o intuito de apresentar, difundir e discutir o teatro popular do Brasil, apresentando ao grande público toda a sua ancestralidade e contemporaneidade. Uma celebração a diversidade da nossa arte, a valorização de atores e brincantes que carregam em seus trabalhos toda a força da cultura tradicional brasileira. Um Festival que propõe a difusão, estudo, discussão e apresentações do teatro popular brasileiro.

O Festival Brasileiro de Teatro de Terreiro surgiu em 2011 e realizou três edições até 2013, como intuito de discutir e difundir o teatro popular do Brasil, apresentando ao grande público toda a sua contemporaneidade, suas estruturas dramáticas, seus símbolos, seus atores-brincantes, suas técnicas históricas e modernas, por meio de grupos tradicionais e grupos modernos que tem em sua base estas manifestações.

O Festival busca o verdadeiro teatro brasileiro por meio de sua extensa linguagem oral, gestual e corporal. Teatro feito pelo povo dentro de seus brinquedos e por artistas consagrados que fazem sua arte em consonância com o que a tradição popular brasileira criou ao longo de sua imensa trajetória. Dessa forma, o Festival se propõe a mostrar que por meio de nosso teatro popular é possível se fartar de técnicas, arquétipos e referências fundamentais no processo de estudos e formação de qualquer artista que busque fazer um teatro contemporâneo, conectado com o mundo e verdadeiramente brasileiro.

O Teatro de Terreiro é feito e praticado nos quintais do mundo, tem suas técnicas e construções dramáticas passadas oralmente e se fazem por tradições seculares que muito dizem sobre o cotidiano de seus criadores. 

O Festival já trouxe à Capital Federal 16 grupos vindos de 05 estados brasileiros, mais de 90 artistas, gerando um público de mais de 10.000 espectadores. Nomes consagrados como o multiartista Antonio Nóbrega (PE). Grupos de reconhecimento internacional como o Grupo Galpão (MG) e o Grupo Lume (SP), junto com artistas e mestres populares que encantaram Brasília trazendo a verdadeira arte popular brasileira, de seus terreiros, teatros e quintais. 

 

Com imensa alegria em 2024 foi retomada a feitura do Festival Brasileiro de Teatro de Terreiro ! Sua 4º edição trouxe um festival todo voltado a feitura teatral do povo brasileiro. Teatro de lonas, de quintal, de palco e de terreiro.  

 

A programação do IV FBTT foi repleta de apresentações locais e nacionais de grupos e artistas que são referências dentro dessa feitura ancestral e milenar chamada Teatro. Foram 08 dias de Festival, 13 apresentações, 120 artistas entre mestras e mestres, brincantes, palhaças e palhaços que fizeram nossas noites se clarearem, encheram nosso lábios de calos de tanta risada e nossos olhos de lágrimas aformoseada de encantos. Mais de 2 mil pessoas passaram pelo Centro Tradicional de Invenção Cultural, transformando nosso terreiro em um lindo teatro e o nosso teatro um incrível terreiro. 

Em nosso terreiro, o verbo do teatro é sonhar. 

 

Este projeto foi uma realização do Centro Tradicional de Invenção Cultural, Grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro e conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.

Centro Tradicional de Invenção Cultural | CNPJ: 42.326.266/0001-79

Endereço: Setor de Embaixadas Sul - SES 813 | Asa Sul, Brasília/DF - CEP:  70.200-130

bottom of page